casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas
Ter a síndrome de Tourettes impediria você de se tornar policial?
A síndrome de Tourettes (ST) é uma condição neurológica caracterizada por tiques. Os tiques são movimentos ou vocalizações involuntárias e repetitivas. A TS pode variar em gravidade, de leve a grave. Em alguns casos, a ST pode ser debilitante e interferir na capacidade de uma pessoa realizar atividades diárias.
A gravidade da ST pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com ST podem apresentar apenas tiques leves, enquanto outras podem apresentar tiques graves que podem interferir em suas atividades diárias. Não há cura para a ST, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas.
Não existem leis ou regulamentos específicos que estabeleçam que pessoas com ST não possam se tornar policiais. No entanto, alguns departamentos de polícia podem ter políticas que proíbem pessoas com determinadas condições médicas de se tornarem policiais. Essas políticas são normalmente baseadas no potencial de uma condição médica interferir na capacidade de um policial de desempenhar suas funções com segurança e eficácia.
Nos Estados Unidos, a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) proíbe os empregadores de discriminar pessoas com deficiência. Esta lei se aplica aos departamentos de polícia, bem como a outros empregadores. A ADA exige que os empregadores façam adaptações razoáveis para funcionários com deficiência, a menos que isso cause dificuldades indevidas ao empregador.
Se um departamento de polícia tiver uma política que proíba pessoas com TS de se tornarem policiais, o departamento poderá ser obrigado a fazer adaptações razoáveis para pessoas com TS que estejam qualificadas para ser policiais. Isto pode incluir permitir que o agente trabalhe numa função modificada ou fornecer ao agente formação ou assistência para ajudá-lo a gerir os seus sintomas.
Em última análise, a decisão de permitir ou não que alguém com TS se torne policial cabe a cada departamento de polícia. No entanto, a ADA proíbe os departamentos de polícia de discriminar pessoas com deficiência, e os departamentos de polícia devem fazer adaptações razoáveis para os funcionários com deficiência.