casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Neurológicas

O que é a síndrome das unhas amarelas?

Síndrome das unhas amarelas é uma doença rara caracterizada por unhas amareladas e espessadas, problemas respiratórios e linfedema (inchaço) dos braços e pernas. As unhas também podem ficar quebradiças e rachar facilmente. Em alguns casos, as unhas podem até cair. Os problemas respiratórios associados à síndrome das unhas amarelas podem incluir bronquite, pneumonia e pleurisia (inflamação do revestimento dos pulmões). O linfedema pode causar inchaço nos braços, pernas, mãos e pés.

A causa exata da síndrome das unhas amarelas é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma doença autoimune ou a um problema no sistema linfático do corpo. Também é possível que uma combinação de fatores esteja envolvida no desenvolvimento desta condição.

Os sintomas da síndrome das unhas amarelas podem incluir:

- Descoloração amarelada das unhas
- Espessamento das unhas
- Fragilidade e rachaduras nas unhas
- Perda de unhas
- Problemas respiratórios, como bronquite, pneumonia e pleurisia
- Linfedema dos braços e pernas
- Perda de peso
- Fadiga
- Dor nas articulações
- Fraqueza muscular
- Dificuldade em engolir
- Visão turva

O tratamento da síndrome das unhas amarelas depende da gravidade da doença e dos sintomas específicos presentes.

Casos leves de síndrome das unhas amarelas podem não necessitar de tratamento. No entanto, casos mais graves podem exigir tratamento para controlar problemas respiratórios, linfedema e outros sintomas. As opções de tratamento podem incluir medicamentos antifúngicos, antibióticos, corticosteróides, diuréticos e cirurgia.

Em alguns casos, um transplante de medula óssea pode ser necessário para tratar a síndrome das unhas amarelas. Isso geralmente só é considerado nos casos em que a condição é gravemente debilitante e outros tratamentos não tiveram sucesso.

A síndrome das unhas amarelas é uma condição rara, mas pode ser um distúrbio grave e debilitante. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com esta condição.