A neuralgia do trigêmeo , também conhecida como tique doloroso , provoca espasmos inesperados de dor moderada a grave ao longo de um ou mais ramos do nervo trigêmeo alternando com períodos sem dor . Ramos de partes específicas de abastecimento de nervo da face , de modo que a localização da dor reflete as partes do nervo envolvido .
Dor Crônica
O diagnóstico de enfermagem estréia associado com neuralgia do trigêmeo é uma dor crônica. A maioria das pessoas são afectadas em apenas um dos lados da cara , e a dor é provocada quando um dos pontos-gatilho ( os terminais dos ramos envolvidos ) são estimuladas por pressão ou outras sensações . As intervenções de enfermagem visam evitar pontos de gatilho e administração de medicamentos prescritos.
Ansiedade
Quando um paciente tem sofrido inúmeras paroxismos de dor facial , não é incomum para -o a desenvolver ansiedade sobre episódios futuros . Ele também pode ser ansioso, porque ele não tem certeza quanto tempo a dor vai durar e se vai continuar a piorar.
Déficits de autocuidado
Um enfermeiro pode identificar diagnósticos de enfermagem em torno de déficits de auto-cuidado , quando ela pede ao paciente que desencadeia a sua dor. Um homem com neuralgia do trigêmeo pode experimentar um paroxismo de dor ao fazer a barba seu rosto, ou uma mulher pode ter pontadas ao usar produtos de limpeza facial ou a aplicação de maquiagem . Nessas situações, o diagnóstico de enfermagem apropriado é o déficit de auto-cuidado : . Banho /higiene
Nutrição Desequilibrada
Porque mastigar alimentos ou desfrutar de uma bebida fria pode também desencadear trigeminal dor , alguns pacientes podem pensar duas vezes antes de comer ou beber . Se o problema persistir , a enfermeira pode diagnosticar " nutrição, desequilibrada: menos que as necessidades corporais ou volume de fluido , deficiente, risco para . "
Privação do sono
Uma enfermeira pode selecionar o diagnóstico de enfermagem de privação de sono , se a dor do paciente interfere significativamente com os padrões normais de sono . Se a dor ou o medo da dor potencial continua, o paciente pode desenvolver insônia, outro diagnóstico de enfermagem.
Cirurgia
Quando a dor persiste ao longo do tempo e não responde ao prescrito medicamentos , o paciente pode ser submetido a um procedimento cirúrgico para cortar partes afetadas do nervo trigêmeo. Uma enfermeira cuidando do paciente no pós-operatório pode usar um número de diagnósticos de enfermagem , tais como dor aguda; aspiração, risco para; infecção, risco para; lesão perioperatória de posicionamento , risco para; e mobilidade: . cama, prejudicada