Existem várias classificações de distúrbios da fala neurológicos. A primeira classificação , afasia , é uma condição resultante de danos para os centros de fala do cérebro. Isso faz com que um indivíduo a perder a capacidade de produzir ou compreender a linguagem , incluindo a capacidade de ler ou escrever.
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame ( NINDS ) , afasia pode ser leve ou grave. Pacientes afasia leves podem ser capaz de falar , mas pode ter dificuldades em encontrar a palavra certa ou na sequência de discussões complexas. Aqueles com afasia grave têm capacidade limitada de se expressar.
A segunda classificação , apraxia de fala, também conhecida como dispraxia , torna a pessoa incapaz de expressar-se verbalmente de forma consistente e correta. Apraxia da fala adquirida pode ocorrer em qualquer idade, mas afeta principalmente adultos de ambos os sexos. A principal causa é o dano às partes dos centros de linguagem no cérebro. Ele pode ser experimentado como resultado de um tumor cerebral, traumatismo craniano ou outras imparidades no cérebro. Apraxia de desenvolvimento da fala ( DAS) é frequentemente encontrada em crianças e geralmente adquirida a partir do nascimento . Crianças com DAS geralmente são capazes de entender a linguagem de forma eficiente , mas são incapazes de produzir corretamente as palavras, sílabas e sons.
A terceira classificação, dysprosody , também conhecida como dialeto pseudo- estrangeira, é identificado por mudanças na intensidade , tempo e ritmo, entonação e cadência das palavras. Sotaque e os padrões de discurso do orador é basicamente alterada. Dysprody é o tipo mais raro de desordens neurológicas.
A quarta, a ataxia de Friedreich é uma doença hereditária que resulta de uma lesão progressiva do sistema nervoso, muitas vezes causando a falha de coordenação muscular e dysarthia , onde a fala é retardado e /ou arrastada.
sintomas
Cada distúrbio da fala neurológica apresenta seu próprio conjunto de sintomas , mas a maioria dos pacientes falar palavras irreconhecíveis ou falar em frases curtas /incompletos ou frases que não fazem sentido . Eles têm dificuldade em colocar palavras na ordem correta . Pessoas com transtorno neurológico discurso também não costumam entender o que as outras pessoas dizem .
Segundo o Institue Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação ( NIDCD ) , as crianças com apraxia de desenvolvimento da fala também terá outros problemas de linguagem como má vocabulário e gramática incorreta . Muitos deles têm dificuldade em compreender a informação falada e tem problemas com leitura, escrita e ortografia.
Causas
distúrbios da fala neurológicas são causadas por doenças neurológicas , algumas das quais são congénita , enquanto outros pode ser causada por danos no sistema nervoso devido a doenças tais como a esclerose múltipla, a doença de Alzheimer , tumores cerebrais ou infecção , trauma físico ou emocional , o fluxo de sangue interrompido para o cérebro , degeneração ou defeitos estruturais . Drogas e álcool também pode causar-lhes.
Tratamento
Tratamento de distúrbios da fala neurológicos dependem da extensão dos danos ao sistema nervoso . O plano de tratamento deve considerar o prognóstico da doença antes de estimar quanto a melhoria pode ser feita. Eles podem ser difíceis de tratar , muitas vezes e os resultados são devastadores.
Distúrbios da fala mais neurológicos , terapia de linguagem deve começar o mais cedo possível e deve ser projetado para atender às necessidades específicas do paciente. Reabilitação com a ajuda de um fonoaudiólogo deve incluir exercícios extensas onde os pacientes têm permissão para ler, escrever , siga as instruções e repetir o que ouvem .
Efeitos
Um discurso doença não afeta apenas as funções de um indivíduo. Aqueles que sofrem de distúrbio de fala neurológica pode ter diminuição da auto- estima. Isso pode causar muitos pacientes de ser tímido e evitar novos contatos sociais que poderiam ajudá- los a superar seus distúrbios da fala .