Ocupacional é a pedra fundamental para qualquer programa de boa reabilitação para pessoas que vivem com a doença de Parkinson. É vital para ajudar quem sofre de manter a sua independência , melhorando a destreza e coordenação através de exercícios motoras finas e grossas que focam em áreas específicas , tais como as mãos , braços e pescoço. A terapia ocupacional também ajuda aqueles em estágios mais avançados da doença aprender novas maneiras de fazer tarefas diárias, como comer com talheres , o que para muitos com Parkinson é muito difícil devido aos tremores que experimentam. Quando caligrafia torna-se muito trabalhosa ou mesmo impossível terapeutas podem ajudar com habilidades de digitação e introdução de equipamentos de adaptação que podem ainda permitir que os pacientes se comunicar como sempre fizeram .
Física
Física a terapia também é um fator importante em qualquer programa de reabilitação de Parkinson. A fisioterapia pode ajudar os pacientes a não só manter suas habilidades motoras , mas em alguns casos, aumentar essas habilidades. Uma prática comum é fazer com que os pacientes verbalmente dizer em voz alta o movimento que pretende fazer antes de realmente tentar o movimento . Isto é feito para ajudar os pacientes a se concentrar no que eles pretendem fazer e ajuda seu cérebro fazer as conexões que a doença muitas vezes impede . O exercício também é uma ótima maneira de ajudar o funcionamento do motor. Muitos programas de fisioterapia envolvem movimento forçado , onde os pacientes são colocados em uma esteira e disse para manter um ritmo . Eles são assistidos por um terapeuta, se o movimento torna-se difícil ou impossível. Isto é feito para ajudar a despertar os neurônios no cérebro que uma vez que permitiram estes movimentos simples, sem pausa.
Speech
Parkinson, e especialmente estágios posteriores da doença , pode afetar o seu discurso e como os outros a entender você . Fonoaudiologia pode ser necessária para ajudar a diminuir esses efeitos. Ela ensina uma série de estratégias de enfrentamento, como praticar a abrandar o seu discurso e falando em um ambiente silencioso. Pessoas com fase posterior de Parkinson têm um tempo duro o suficiente ser compreendido sem competir com o ruído de fundo , tais como TVs e rádios. Terapia da fala também podem ensinar os pacientes maneiras para sentar e possuem sua cabeça, de modo que não é tão menos stress possível colocado na boca e no rosto quando se fala. Estratégias comunicando não-verbais também pode ser dada , se necessário.