Explica que a radiocirurgia estereotáxica envolve a entrega de " uma única dose alta , de radiação em uma sessão de um dia. " Precisamente feixes de radiação focados são dirigidas a uma área específica do cérebro , a fim de corrigir defeitos ou dramaticamente encolher tumores benignos e malignos. Embora o procedimento mais frequentemente é feito num único dia , é possível espalhar a terapia ao longo de um período de dias , ou mesmo semanas , em uma variação que é conhecida como radiação estereotáxico fraccionado . A vantagem da abordagem fracionada é a reduzida exposição à radiação e os efeitos colaterais que ela pode ter .
Estudo constata procedimento eficaz
Um estudo de longo prazo fortemente solidário da cirurgia estereotáxica foi apresentado na reunião anual 51 da Sociedade Americana de oncologia no início de novembro de 2009. o estudo concluiu que esta abordagem menos invasiva para tratamento de distúrbios do tremor, incluindo a doença de Parkinson, foi igualmente tão eficaz como cirurgias de RF e DBS em termos de tanto alívio tremor e ausência de complicações em sete anos após o tratamento . Um dos autores do estudo , Rufus Marcos, MD, um oncologista do Centro de Câncer Joe Arrington em Lubbock , Texas, disse: " Em vista desses resultados a longo prazo , esse procedimento não invasivo deve ser considerada uma opção de tratamento primário para tremores que são difíceis de tratar. "
equipamentos
Existem três tipos de equipamentos que podem ser usados para realizar radiocirurgia estereotáxica , de acordo com o site da RadiologyInfo . com. Estes são o Gamma Knife , acelerador linear e feixe de prótons (pesado carregado radiocirurgia partículas) , o último dos quais é raramente usado na América do Norte . Tecnologia Gamma Knife usa 192-201 vigas com foco limitado de radiação gama para atingir pequenas e lesões médias . O acelerador linear proporciona raios X de alta energia e é apropriado para o tratamento de lesões maiores . Tecnologia de feixe de prótons usa um ciclotron ou síncrotron para gerar prótons , e é usado principalmente no tratamento de radiação de tumores.
Procedimento para Parkinson
Na Universidade de Virginia Health System , o qual realiza a radiocirurgia estereotáxica para o tratamento da doença de Parkinson , o paciente é geralmente admitido no dia do procedimento . O paciente está equipado com uma armação de localizações que rodeia a área a ser tratada com radiação . A ressonância magnética é realizada para confirmar o posicionamento adequado , após o qual a equipe cirúrgica se concentra o feixe de radiação sobre a área afetada por um determinado período de tempo. IRSA informa que o procedimento estereotáxico uma sessão "tem um efeito tão dramático na zona de alvo que as mudanças são consideradas ' cirúrgica '."