Assim dopamina atinge uma sinapse , uma proteína especializada chamada transportador de dopamina , ou DAT , pega. O complexo de proteína - dopamina em seguida, viaja a uma curta distância para trás para dentro do citoplasma da célula que liberado. A dopamina pode então ser retirado da proteína de DAT e re - empacotado em vesículas pequenas para uso posterior .
Degradação
dopamina que não é reciclado pode ser dividido tanto na sinapse e depois da re - absorção dentro da célula . As enzimas responsáveis pela degradação da dopamina são de monoamina -oxidase ( MAO ) e da catecol-O - metiltransferase ( COMT ) . O produto da degradação da dopamina por qualquer MAO ou COMT é o ácido homovanílico ( HVA ) .
Monoamina oxidase
Dentro da célula, MAO é encontrado no da membrana externa da mitocôndria - os órgãos produtores de energia da célula . Sabe-se que existem duas formas diferentes de MAO , conhecidos como MAOA e MAOB , . Os genes para ambas estão localizados no cromossoma X . As duas formas diferem ligeiramente na sua localização e na sua capacidade de metabolizar a dopamina e neurotransmissores relacionados . Por causa da MAO é responsável pela degradação da dopamina , a deficiência resulta MAO em um aumento na actividade da dopamina . Há uma classe de anti -depressivos conhecidos como inibidores da MAO ( inibidores da monoamina -oxidase ) que actuam reduzindo a actividade da MAO . Curiosamente , defeitos nos genes que codificam para as duas formas de MAO têm sido associados com o retardamento mental e do comportamento agressivo impulsivo .
Catecolamina - O-metiltransferase
catecolamina - O- metiltransferase ( COMT ) desempenha um papel relativamente pequeno no metabolismo da dopamina e parece ser mais importante na degradação de dopamina na região do córtex pré-frontal do cérebro . COMT existe como uma proteína solúvel e uma proteína ligada à membrana . Os defeitos no gene que codifica a proteína COMT têm sido associados a transtornos psiquiátricos , incluindo a esquizofrenia e transtorno bipolar.
Psicoestimulantes e DAT
A cocaína é um estimulante que aumenta a atividade da dopamina bloqueando a sua recaptação pelo DAT . Também bloqueia a recaptação de outros dois neurotransmissores, norepinefrina e serotonina . Uma classe semelhante de drogas , as anfetaminas , aumenta a quantidade de dopamina na sinapse , estimulando DAT para "reverse- transporte" dopamina.