piramidais estão localizados principalmente no córtex pré-frontal, hipocampo, amígdala, córtex entorrinal e olfativo. Eles são um dos maiores neurônios do corpo e são essenciais para as funções sensoriais, de aprendizagem e memória . O corpo da célula é piramidal em forma e tem um único axónio que se estende desde o corpo celular , uma dendrite apical estendendo-se desde o vértice que divide , uma rede ramificada de dendritos basilar da base da célula e espinhas dendríticas salientes a partir das dendrites associados .
apicais dendrites
dendrites apicais originam a partir do ápice da célula do corpo e ramo como elas se espalham a partir do corpo celular. A classificação de dendrite apical é dependente da sua localização proximal ou distal . O dendrito distal está localizado em frente do axônio e forma sinapses não-locais . Os dendritos proximais irradiar localmente e se conectar a outras células piramidais e interneurônios .
Basilar Dendritos
Basilar dendritos originam diretamente do corpo da célula. Vários dendritos basilar depois separar em ramos menores, mais curtos. Muitas vezes, esses ramos podem organizar-se em colunas de células . As dendrites basilar são responsáveis pela formação da maioria das sinapses na célula piramidal.
Espinhas dendríticas
espinhas dendríticas são pequenas saliências que derivam do dendrito e pode somam em os milhares de cada neurónio . A sua forma arredondada os caracteriza como magro, cogumelos ou espinhos grossos . Cada coluna recebe entrada de uma única sinapse de um axônio terminal e ajuda a transferir o potencial excitatório pós-sináptico para os neurônios . Coletivamente, espinhas dendríticas , dendrites apicais e basilar ajudar a formar uma rede de processos celulares reunir sinalização neurônio de entrada no sistema nervoso central.