A principal função do LCR é proporcionar amortecimento para o sistema nervoso central ( SNC ) , composta do cérebro e da medula espinhal . Estas estruturas são responsáveis por dirigir todas as funções do corpo humano . O cérebro processa os cinco sentidos: olfato, visão, audição, tato e paladar . O cérebro também produz emoções , pensamentos, memória e sentimentos. A função motora para o corpo é alimentado por nervos espinhais que emergem a partir da medula espinal . Fluido Cerbrospinal mantém essas estruturas lubrificadas e protegidas
homeostase
homeostase descreve um estado de equilíbrio - . Manter o equilíbrio de um ambiente interno. Líquido cefalorraquidiano contribui para a homeostase de três maneiras. Primeiro, ele mantém o ambiente físico , flutuando no cérebro e absorção de choques . Em segundo lugar , a CSF mantém o ambiente químico , evitando que as toxinas no sangue de entrar no sistema nervoso central . Por último, a CSF traz nutrientes para o cérebro e remove os resíduos do cérebro.
Diagnóstico de Doença
O fluido cerebrospinal pode ser usado para diagnosticar a doença ou condições patológicas . Punção lombar é utilizado para obter uma amostra de fluido através de uma agulha que é inserida dentro da zona lombar ( parte inferior das costas ) do canal espinal . As características do fluido são analisados - glicose , proteína , contagem de células e pressão do fluido - para verificar a existência de anormalidades . Além disso , a LCR é testado para a presença de infecção . Este procedimento de diagnóstico é utilizado para verificar se há inflamação no sistema nervoso central ou estruturas vizinhas , aumento da pressão no cérebro, hemorragia no cérebro , tumores e doenças imunes .
Hidrocefalia
a patologia líquido cefalorraquidiano mais comum é a hidrocefalia - " água no cérebro " . Esta condição pode existir no nascimento ou desenvolver mais tarde. A hidrocefalia é CSF excessiva no cérebro que afeta o desenvolvimento do cérebro ou função. É caracterizada por uma cabeça anormalmente grande (em crianças) , vômitos, irritabilidade, atraso no desenvolvimento , incontinência urinária, confusão, problemas de equilíbrio e coordenação , fadiga e alterações de personalidade . A hidrocefalia é normalmente tratada com implantação cirúrgica de uma derivação para drenar o excesso de líquido do cérebro para outra área do corpo. Terapias de reabilitação são utilizados para tratar a disfunção causada pela hidrocefalia.