casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | dor de garganta

Você tem 14 anos e tem um pequeno caroço duro e indolor sob o mamilo direito. Você tem vergonha de ir a alguém, mas está preocupado, alguma ideia?

Possíveis causas de um pequeno caroço duro e indolor sob o mamilo direito:
- Ginecomastia: Esta é uma condição na qual meninos e homens desenvolvem tecido mamário. Muitas vezes é causada por alterações hormonais, como as que ocorrem durante a puberdade. A ginecomastia geralmente se resolve sozinha dentro de alguns meses ou anos.
- Fibroadenoma: Este é um nódulo mamário não canceroso composto de tecido glandular e fibroso. Os fibroadenomas são mais comuns em mulheres jovens, mas também podem ocorrer em homens.
- Cisto: Um cisto é um saco cheio de líquido que pode se desenvolver na mama. Os cistos geralmente são benignos, mas às vezes podem ser dolorosos.
- Inflamação: A inflamação do tecido mamário pode causar o desenvolvimento de um nódulo. Isso pode ser causado por vários fatores, como infecção, lesão ou reação alérgica.

O que fazer se você tiver um pequeno caroço duro e indolor sob o mamilo direito:
- Se você está preocupada com um caroço na mama, é importante consultar um médico para fazer um exame. O seu médico poderá determinar a causa do caroço e recomendar o tratamento, se necessário.
- Na maioria dos casos, pequenos nódulos duros e indolores sob o mamilo não são cancerígenos. No entanto, ainda é importante consultar um médico para descartar quaisquer outras causas.
- Se tiver vergonha de falar com o seu médico sobre um nódulo na mama, pode falar com uma enfermeira ou outro profissional de saúde. Você também pode encontrar informações e suporte on-line de organizações como a American Cancer Society.

Aqui estão algumas dicas para conversar com seu médico sobre um nódulo na mama:
- Seja honesto sobre suas preocupações.
- Seja o mais específico possível sobre o caroço, incluindo sua localização, tamanho e há quanto tempo você o possui.
- Traga uma lista de todas as dúvidas que você tiver sobre o caroço.
- Pergunte ao seu médico sobre os próximos passos no diagnóstico e tratamento.
- Se você estiver ansioso, peça ao seu médico um encaminhamento para um terapeuta ou conselheiro.