casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | dor de garganta

Caroços no pescoço e na cabeça de uma criança de 6 anos. Ajuda?

É importante consultar um médico se o seu filho de 6 anos apresentar caroços no pescoço ou na cabeça. Embora alguns caroços possam ser inofensivos, como gânglios linfáticos inchados, outros podem ser um sinal de uma condição médica subjacente mais grave.

Aqui estão algumas possíveis causas de caroços no pescoço e na cabeça em crianças:

Gânglios linfáticos inchados: Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas em forma de feijão que fazem parte do sistema imunológico do corpo. Eles podem ficar inchados em resposta a infecção, inflamação ou outras condições. Os gânglios linfáticos inchados costumam ser sensíveis ao toque e podem mover-se livremente sob a pele.

Cistos: Os cistos são bolsas cheias de líquido que podem se desenvolver em várias partes do corpo. Eles geralmente são benignos, ou seja, não cancerosos, e não causam nenhum sintoma, a menos que se tornem grandes ou infeccionem.

Lipomas: Os lipomas são tumores gordurosos benignos que podem crescer em qualquer parte do corpo, incluindo pescoço e cabeça. Eles são tipicamente macios, móveis e indolores.

Glândulas salivares inchadas: As glândulas salivares produzem saliva, que ajuda na digestão. Eles podem ficar inchados devido a infecção, desidratação ou outras condições. Glândulas salivares inchadas podem causar dor, inchaço e dificuldade para engolir.

Nódulos da tireoide: A tireóide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço. Os nódulos da tireoide são crescimentos dentro da glândula tireoide. Eles podem ser benignos ou cancerosos e podem ou não causar sintomas.

Cistos de fenda branquial: Os cistos de fenda branquial são defeitos congênitos (presentes ao nascimento) que se desenvolvem a partir dos remanescentes das fendas branquiais embrionárias. Eles aparecem como caroços na lateral do pescoço e podem infeccionar ou causar desconforto.

Tumores: Embora raros em crianças, os tumores também podem causar caroços no pescoço ou na cabeça.

É importante consultar um profissional de saúde, como um pediatra ou um otorrinolaringologista (médico de ouvido, nariz e garganta), para determinar a causa exata dos caroços no pescoço e na cabeça do seu filho. O médico avaliará os caroços, perguntará sobre os sintomas e o histórico médico do seu filho e poderá solicitar exames de diagnóstico, como exames de imagem ou biópsias, para confirmar o diagnóstico e determinar o tratamento adequado.

Nunca ignore um caroço no pescoço ou na cabeça do seu filho. O diagnóstico e o tratamento precoces são cruciais para gerir eficazmente as condições médicas e garantir o bem-estar do seu filho.