casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | dor de garganta
Qual é a origem da torcicolo?
A frase “obstinado” tem sido usada há séculos para descrever alguém que é teimoso, orgulhoso ou que não quer fazer concessões. Sua origem remonta à Bíblia, onde é usado diversas vezes para descrever a teimosia e desobediência dos israelitas a Deus.
Uma das primeiras menções de torcicolo na Bíblia está em Êxodo 32:9, onde Deus diz a Moisés:"Eu vi este povo, e eis que é um povo obstinado." Neste caso, Deus está se referindo à decisão dos israelitas de fazer e adorar um bezerro de ouro, apesar de terem sido avisados para não criarem imagens ou ídolos falsos.
A frase é mencionada diversas vezes no Antigo Testamento para expressar descontentamento quando indivíduos ou grupos mostram resistência ou desrespeito aos mandamentos de Deus. Por exemplo, em Deuteronômio 9:6-7, Moisés diz aos israelitas:“Entendam que não é por causa da sua justiça que o Senhor, seu Deus, está lhes dando esta boa terra para possuírem, pois vocês são um povo obstinado”. Aqui, Deus está lembrando-lhes que o seu sucesso e posse da terra prometida não se deve aos seus próprios méritos, mas apesar da sua natureza rebelde.
No Novo Testamento, o termo é mencionado tanto no sentido literal quanto figurado. Por exemplo, em Marcos 9:18, é usado para descrever um menino que lutava contra a epilepsia, que tinha um “espírito mudo” e se jogava no chão e rangia os dentes. O termo neste contexto refere-se à doença física do menino.
No geral, a origem da frase “obstinado” é principalmente bíblica. No entanto, seu uso posteriormente se expandiu para incluir contextos não religiosos, e hoje é comumente usado para descrever teimosia ou forte resistência.