casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | dor de garganta

O que significa se sua mandíbula dói e é quase como se estivesse pulsando?

Existem várias causas potenciais de dor na mandíbula que são acompanhadas por uma sensação pulsante. Algumas possibilidades comuns incluem:

1. Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM):Os distúrbios da ATM são um grupo de condições que afetam as articulações temporomandibulares, que conectam a mandíbula ao crânio. Problemas com essas articulações podem causar dor e desconforto na mandíbula, no rosto e na área circundante. Se a sua ATM estiver envolvida, a sensação de pulsação pode estar relacionada a espasmos musculares ou inflamação na articulação.

2. Problemas dentários:Dor na mandíbula acompanhada de pulsação também pode estar relacionada a problemas dentários. Por exemplo, se você tiver um abscesso no dente ou outra infecção, isso pode causar dor que irradia para a mandíbula. A sensação pulsante pode indicar que a infecção está se espalhando ou que o dente está gravemente danificado.

3. Problemas relacionados aos nervos:Algumas condições nervosas, como a neuralgia do trigêmeo, podem causar dor intensa e desconforto na mandíbula. Esse distúrbio nervoso afeta o nervo trigêmeo, que proporciona sensação ao rosto, incluindo a mandíbula. Pulsos de dor intensa são uma marca registrada da neuralgia do trigêmeo.

4. Problemas de sinusite:Às vezes, a dor na mandíbula com sensação pulsante pode estar associada a problemas de sinusite, principalmente se você tiver sinusite ou infecção nasal. A dor e a pressão da congestão sinusal podem causar dor referida na mandíbula.

5. Dor ou tensão muscular:Se você tiver tensão excessiva ou espasmos nos músculos da mandíbula, rosto ou pescoço, isso pode causar desconforto e sensações de pulsação. Estresse, apertar a mandíbula ou certos procedimentos odontológicos podem contribuir para dores musculares na mandíbula.

É importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. A causa específica da dor na mandíbula e da sensação de pulsação precisam ser identificadas antes que o curso de ação correto possa ser determinado.