casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
Começando com a liberação de acetilcolina, quais são as etapas da contração muscular?
O processo de contração muscular iniciado pela liberação de acetilcolina (ACh) na junção neuromuscular envolve as seguintes etapas:
1.
Lançamento ACh :O potencial de ação que viaja ao longo do neurônio motor atinge a junção neuromuscular. Isso causa a liberação de acetilcolina (ACh) da membrana pré-sináptica.
2.
Ligação de ACh aos receptores nicotínicos de ACh :A ACh se difunde pela fenda sináptica e se liga aos receptores nicotínicos de acetilcolina (nAChRs) localizados na placa motora terminal da fibra muscular.
3.
Geração de Potencial de Placa Final (EPP) :A ligação de ACh a nAChRs abre canais iônicos, levando a um influxo de íons sódio (Na+) e potássio (K+). Isso despolariza a membrana da fibra muscular, causando potencial de placa terminal (PPE).
4.
Despolarização e geração de potencial de ação :Se o PPE atingir um limiar suficiente, desencadeia um potencial de ação (sinal elétrico propagado) na membrana muscular.
5.
Acoplamento Excitação-Contração (EC) :O potencial de ação viaja ao longo dos túbulos transversais (túbulos T) até a fibra muscular. Os túbulos T são invaginações da membrana que correm perpendicularmente à superfície da fibra muscular.
6.
Liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático :O potencial de ação faz com que os canais de cálcio dependentes de voltagem (Ca2+) nos túbulos T se abram. Isso leva à liberação de íons cálcio (Ca2+) do retículo sarcoplasmático (SR) para o citoplasma.
7.
Ligação do Cálcio à Troponina :O aumento da concentração intracelular de Ca2+ faz com que ele se ligue à troponina, uma proteína reguladora do filamento fino do sarcômero (a unidade básica da contração muscular).
8.
Curso de força :A ligação do Ca2+ à troponina inicia mudanças conformacionais que movem as moléculas de tropomiosina nos filamentos finos. Isso expõe os locais de ligação à miosina nas moléculas de actina.
9.
Formação de pontes transversais e contração :As cabeças das moléculas de miosina (filamentos grossos) formam pontes cruzadas com os locais expostos de ligação à miosina nos filamentos de actina (finos). Isso forma o complexo actomiosina.
10.
Mecanismo de Filamento Deslizante :As cabeças de miosina sofrem ligação cíclica, golpe de força (golpe de trabalho) e desprendimento dos filamentos de actina enquanto utilizam energia da hidrólise de ATP. Este mecanismo de filamento deslizante gera contração muscular.
11.
Relaxamento :Quando o potencial de ação termina, os íons cálcio são bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático pelas bombas de cálcio, reduzindo a concentração intracelular de Ca2+. Isto leva ao desprendimento do Ca2+ da troponina, permitindo que as moléculas de tropomiosina voltem às suas posições originais, bloqueando os locais de ligação à miosina. As pontes cruzadas quebram e o músculo relaxa.