casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

Como a energia chega aos músculos do corpo humano?

A energia exigida pelos músculos do corpo humano vem da quebra das moléculas de glicose por meio de um processo denominado respiração celular. A glicose é um tipo de açúcar obtido dos alimentos que comemos e transportado para as células através da corrente sanguínea.

O processo de respiração celular ocorre dentro das mitocôndrias das células. Envolve três etapas principais:glicólise, ciclo de Krebs (também conhecido como ciclo do ácido cítrico) e fosforilação oxidativa. Aqui está uma visão geral de cada etapa:

1. Glicólise:
- Ocorre no citoplasma da célula.
- A glicose é dividida em duas moléculas de piruvato.
- Gera uma pequena quantidade de ATP (trifosfato de adenosina), que é a moeda energética da célula.

2. Ciclo de Krebs (Ciclo do Ácido Cítrico):
- Ocorre nas mitocôndrias.
- Cada molécula de piruvato é posteriormente decomposta em dióxido de carbono, liberando energia na forma de ATP.
- Gera ATP, NADH (dinucleotídeo de nicotinamida adenina) e FADH2 (dinucleotídeo de flavina adenina), que transportam elétrons de alta energia.

3. Fosforilação Oxidativa:
- Ocorre na membrana mitocondrial interna.
- NADH e FADH2 produzidos nas etapas anteriores passam seus elétrons de alta energia para a cadeia transportadora de elétrons.
- À medida que os electrões se movem através da cadeia de transporte de electrões, a sua energia é utilizada para bombear iões de hidrogénio através da membrana, criando um gradiente de concentração.
- O fluxo de íons hidrogênio de volta através da ATP sintase, uma enzima, impulsiona a síntese de ATP.

Em última análise, a quebra da glicose através da respiração celular gera ATP, que serve como fonte primária de energia para células e músculos. Essas reações fornecem às células a energia necessária para realizar diversas funções, incluindo contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e outros processos celulares essenciais.