casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

Quais são os músculos a seguir que seriam mais apropriados para serem ativados em caso de comprometimento do movimento escapular durante a avaliação de flexões?

Serátil anterior

O serrátil anterior é um músculo fino em forma de leque que se origina nas primeiras oito ou nove costelas e se insere na borda medial da escápula. É inervado pelo nervo torácico longo.

O serrátil anterior é responsável por protrair (puxar para frente) a escápula e estabilizá-la contra a parede torácica. Também auxilia na rotação ascendente da escápula.

Peitoral menor

O peitoral menor é um músculo pequeno e triangular que se origina da cartilagem costal da terceira, quarta e quinta costelas e se insere no processo coracóide da escápula. É inervado pelo nervo peitoral medial.

O peitoral menor é responsável por protrair e abaixar a escápula. Também auxilia na rotação descendente da escápula.

Trapézio (fibras médias e inferiores)

O trapézio é um músculo grande e triangular que se origina do osso occipital, do ligamento da nuca e dos processos espinhosos da sétima vértebra cervical e de todas as vértebras torácicas. Ele se insere no terço lateral da clavícula, no processo acrômio da escápula e na espinha da escápula. O trapézio é inervado pelo nervo acessório e pelos nervos espinhais cervicais.

As fibras média e inferior do trapézio são responsáveis ​​por elevar e abaixar a escápula, respectivamente. As fibras superiores do trapézio são responsáveis ​​por encolher os ombros.

Romboides

Os rombóides são dois pequenos músculos em forma de diamante que se originam dos processos espinhosos da segunda à quinta vértebras torácicas e se inserem na borda medial da escápula. Eles são inervados pelo nervo escapular dorsal.

Os romboides são responsáveis ​​por retrair (puxar para trás) a escápula. Eles também auxiliam na rotação descendente da escápula.

Levador da escápula

O levantador da escápula é um músculo longo e fino que se origina dos processos transversos das primeiras quatro vértebras cervicais e se insere no ângulo superior da escápula. É inervado pelos ramos ventrais do terceiro e quarto nervos espinhais cervicais.

O levantador da escápula é responsável por elevar a escápula. Também auxilia na protração e rotação da escápula.

Esses músculos seriam mais apropriados para serem ativados em caso de comprometimento da asa escapular durante a avaliação de flexões, porque todos estão envolvidos na estabilização da escápula contra a parede torácica e na prevenção de sua oscilação.