casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

Quais são os músculos conhecidos como prendedores neurovasculares?

As síndromes de aprisionamento neurovascular ocorrem quando um nervo ou vaso sanguíneo é comprimido por uma estrutura anatômica circundante, como osso, faixas fibrosas (fasciais) ou um músculo. As síndromes de aprisionamento relacionadas aos músculos incluem:

Escalenos: Os músculos escalenos estão localizados em ambos os lados do pescoço e ajudam a estabilizar a cabeça. A síndrome escaleno anterior ocorre quando os músculos escalenos comprimem o plexo braquial (uma rede de nervos que irriga o membro superior) e a artéria subclávia (que transporta sangue oxigenado para o braço).

Piriforme: O músculo piriforme é um pequeno músculo situado na região das nádegas. A síndrome do piriforme é uma condição na qual o músculo piriforme comprime o nervo ciático (o nervo mais longo do corpo, que desce pela parte posterior da perna).

Iliopsoas: O iliopsoas é um músculo composto que consiste nos músculos ilíaco e psoas maior. A síndrome do iliopsoas ocorre quando o músculo iliopsoas comprime o nervo femoral (um nervo que irriga a parte frontal da coxa).

Peitoral Menor: A síndrome do peitoral menor é caracterizada pela compressão dos nervos e/ou vasos sanguíneos que passam entre a primeira costela e a clavícula. A tensão ou o uso excessivo do músculo peitoral menor pode causar aprisionamento.