casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
Por que as células musculares precisam receber mais alimentos quando há falta de oxigênio do que oxigênio suficiente?
Quando há falta de oxigênio, as células musculares precisam receber mais alimentos porque passam da respiração aeróbica para a respiração anaeróbica. A respiração aeróbica é o processo de decomposição da glicose na presença de oxigênio para produzir energia. A respiração anaeróbica é o processo de decomposição da glicose sem oxigênio para produzir energia. A respiração anaeróbica é menos eficiente que a respiração aeróbica e produz menos energia. Portanto, as células musculares precisam receber mais alimentos quando há falta de oxigênio para produzir a mesma quantidade de energia.
Aqui está uma explicação mais detalhada da diferença entre respiração aeróbica e anaeróbica:
*
Respiração aeróbica: Este é o processo de decomposição da glicose na presença de oxigênio para produzir energia. A respiração aeróbica ocorre nas mitocôndrias das células. A equação química geral para a respiração aeróbica é:
$$C_6H_{12}O_6 + 6O_2 -> 6CO_2 + 6H_2O + energia (como ATP)$$
*
Respiração anaeróbica: Este é o processo de quebrar a glicose sem oxigênio para produzir energia. A respiração anaeróbica ocorre no citoplasma das células. A equação química geral para a respiração anaeróbica é:
$$C_6H_{12}O_6 -> 2C_2H_5OH + 2CO_2 + energia (como ATP)$$
Como você pode ver, a respiração anaeróbica produz menos energia do que a respiração aeróbica. Isso ocorre porque a respiração anaeróbica não produz ATP através do processo de fosforilação oxidativa. A fosforilação oxidativa é o processo de utilização de oxigênio para produzir ATP a partir de ADP.
Quando há falta de oxigênio, as células musculares precisam passar da respiração aeróbica para a respiração anaeróbica para produzir energia. Isso ocorre porque a respiração aeróbica não pode ocorrer sem oxigênio. A respiração anaeróbica é menos eficiente que a respiração aeróbica e produz menos energia. Portanto, as células musculares precisam receber mais alimentos quando há falta de oxigênio para produzir a mesma quantidade de energia.