casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
Que tipo de tecido muscular responde mais rápido à contração de estímulos?
Fibras musculares de contração rápida responder mais rapidamente aos estímulos.
Eles também são conhecidos como
Tipo II fibras musculares e são os principais responsáveis pela geração de força e velocidade durante atividades de alta intensidade. As fibras musculares de contração rápida têm uma alta concentração de isoformas de cadeia pesada de miosina (MHC) que permitem um rápido ciclo de pontes cruzadas e uma rápida produção de força.
Veja por que as fibras musculares de contração rápida respondem mais rapidamente:
1.
Isoformas de cadeia pesada de miosina :As fibras de contração rápida contêm uma proporção maior de isoformas do MHC, como MHC IIx e MHC IIa, que possuem atividade ATPase mais rápida. Isso significa que eles podem quebrar o ATP mais rapidamente, levando a uma rápida contração muscular.
2.
Retículo Sarcoplasmático :As fibras de contração rápida possuem um retículo sarcoplasmático (RS) bem desenvolvido, que armazena íons de cálcio. Após a estimulação, o cálcio é liberado do RS, desencadeando a contração muscular. A liberação mais rápida de cálcio nas fibras de contração rápida permite uma ativação muscular mais rápida.
3.
Acoplamento Excitação-Contração :O processo de conversão de sinais elétricos (potenciais de ação) em contração muscular é mais rápido nas fibras de contração rápida. Possuem um acoplamento mais eficiente entre os túbulos transversos (túbulos T) e o RS, permitindo rápida liberação de cálcio e contração muscular.
4.
Baixa resistência à fadiga :As fibras musculares de contração rápida apresentam menor resistência à fadiga em comparação com as fibras de contração lenta. Eles dependem do metabolismo anaeróbico e esgotam rapidamente suas reservas de energia, levando à fadiga muscular precoce.
No geral, a combinação de fatores como composição de isoformas do MHC, estrutura SR e acoplamento excitação-contração torna as fibras musculares de contração rápida mais responsivas e capazes de gerar contrações musculares rápidas. Essas fibras são particularmente importantes para atividades que exigem explosões rápidas de força e velocidade, como corrida, salto e levantamento de peso.