casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
O que significa contrato no músculo?
Na fisiologia muscular, contração refere-se ao processo pelo qual os músculos geram força e encurtam ou ficam tensos. Quando um músculo se contrai, ele puxa seus pontos de fixação, o que pode causar movimento em uma articulação.
O mecanismo básico de contração muscular envolve a teoria do filamento deslizante. Aqui está uma visão geral do processo:
Filamentos de Actina e Miosina:Os músculos são constituídos por longos feixes paralelos de filamentos de proteínas chamados actina e miosina. Os filamentos de actina são finos e contêm uma proteína chamada actina, enquanto os filamentos de miosina são mais grossos e contêm uma proteína chamada miosina.
Unidades Motoras:Os músculos são divididos em numerosas unidades motoras, cada uma consistindo de um neurônio motor e das fibras musculares que ele inerva. Quando um neurônio motor recebe um sinal do sistema nervoso, ele libera neurotransmissores que se ligam a receptores nas fibras musculares.
Liberação de cálcio:A ligação de neurotransmissores desencadeia a liberação de íons cálcio (Ca2+) do retículo sarcoplasmático, que é a organela de armazenamento de cálcio dentro das células musculares.
Ligação de cálcio à troponina:Os íons de cálcio se ligam a uma proteína chamada troponina, que está localizada nos filamentos de actina. Essa ligação induz uma mudança conformacional na troponina, que remove uma molécula bloqueadora chamada tropomiosina dos locais de ligação nos filamentos de actina.
Ligação à cabeça da miosina:Os locais de ligação expostos nos filamentos de actina agora podem interagir com as cabeças das moléculas de miosina. Cada cabeça de miosina possui uma estrutura globular que contém uma molécula de trifosfato de adenosina (ATP), que serve como fonte de energia.
Hidrólise de ATP:A ligação das cabeças de miosina aos filamentos de actina desencadeia a hidrólise de ATP em difosfato de adenosina (ADP) e fosfato inorgânico (Pi). Este evento de hidrólise fornece energia para a contração muscular.
Golpe de força:Após a hidrólise do ATP, ocorre uma mudança conformacional na cabeça da miosina, fazendo com que ela gire e puxe o filamento de actina em direção ao centro do sarcômero (a unidade repetitiva de uma fibra muscular). Essa ação de puxar, conhecida como golpe de força, resulta no encurtamento da fibra muscular e na geração de força.
Relaxamento:Uma vez terminado o potencial de ação, os íons de cálcio são ativamente bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático e separados da troponina. Isto leva à religação da tropomiosina aos filamentos de actina, bloqueando os locais de ligação da miosina e fazendo com que o músculo relaxe.
Ao repetir continuamente este ciclo de contração e relaxamento, os músculos podem gerar movimento, manter a postura e realizar diversas funções corporais que requerem produção de força. A coordenação de múltiplas unidades motoras dentro de um músculo e os estímulos do sistema nervoso permitem o controle e a regulação precisos das contrações musculares.