casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
Onde você pode encontrar o músculo involuntário?
O músculo involuntário, também conhecido como músculo liso, pode ser encontrado em várias partes do corpo. Aqui estão alguns locais onde os músculos involuntários estão presentes:
- Sistema digestivo:os músculos lisos são encontrados nas paredes do esôfago, estômago e intestinos. Eles controlam os movimentos envolvidos na deglutição, na digestão e no transporte de alimentos e outras substâncias através do trato digestivo.
- Sistema respiratório:Músculos involuntários estão presentes nas vias aéreas, incluindo brônquios e bronquíolos. Esses músculos são responsáveis por regular o diâmetro das vias aéreas para controlar o fluxo de ar durante a respiração.
- Sistema urinário:A bexiga e os ureteres, que transportam a urina dos rins para a bexiga, contêm músculos lisos. As contrações musculares involuntárias controlam o armazenamento e a eliminação da urina.
- Sistema reprodutivo:O sistema reprodutor feminino possui músculos lisos nas paredes do útero, trompas de falópio e colo do útero. Esses músculos desempenham um papel na menstruação, gravidez e parto. Nos homens, músculos involuntários estão presentes nas paredes das vesículas seminais, na próstata e nos canais deferentes.
- Vasos sanguíneos:As paredes dos vasos sanguíneos, como artérias e veias, são compostas por células musculares lisas. Esses músculos regulam o diâmetro dos vasos para controlar o fluxo sanguíneo para diferentes partes do corpo.
- Olhos:Os músculos involuntários controlam o tamanho da pupila, contraindo (tornando-a menor) ou dilatando (tornando-a maior) a íris.
- Pele:Os músculos eretores do pêlo, que estão ligados aos folículos capilares, são músculos involuntários. A contração desses músculos faz com que os cabelos fiquem em pé, o que é conhecido como "arrepios".
Os músculos involuntários funcionam involuntariamente, o que significa que a sua atividade não está sob controle consciente. Eles são regulados pelo sistema nervoso autônomo, que controla várias funções corporais, como digestão, respiração e frequência cardíaca.