casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
O que é uma contração muscular?
Uma contração muscular é uma contração pequena e involuntária de um músculo. É causada por um único potencial de ação que viaja ao longo de uma fibra nervosa motora e causa a liberação de íons cálcio do retículo sarcoplasmático. Esses íons de cálcio se ligam aos receptores na superfície dos miofilamentos, fazendo com que eles mudem de forma e puxem os filamentos de actina, o que por sua vez faz com que o músculo se contraia.
As contrações musculares são frequentemente observadas como parte de uma contração muscular normal, mas também podem ser um sinal de um distúrbio neurológico, como miastenia gravis ou doença de Parkinson. Nestes distúrbios, os músculos não conseguem se contrair adequadamente devido à falta de acetilcolina ou dopamina, respectivamente. Isso pode causar fraqueza, fadiga e espasmos musculares.
As contrações musculares também podem ser causadas por desequilíbrios eletrolíticos, como baixo teor de potássio ou magnésio. Esses desequilíbrios podem perturbar a atividade elétrica normal dos músculos, fazendo com que eles se contraiam.
Na maioria dos casos, as contrações musculares são inofensivas e não requerem tratamento. No entanto, se forem graves ou persistentes, é importante consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.