casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

Como saber se possui fibras musculares brancas ou vermelhas?

Fibras musculares brancas

* Aparência: Branco
* Localização: Principalmente em músculos de contração rápida
* Resistência à fadiga: Baixo
* Saída de potência: Alto
* Capacidade glicolítica: Baixo
* Capacidade oxidativa: Baixo
* Composição da cadeia pesada da miosina (MHC): MHC IIa, MHC IIx

Fibras musculares vermelhas

* Aparência: Vermelho
* Localização: Principalmente em músculos de contração lenta
* Resistência à fadiga: Alto
* Potência de saída:Baixa
* Capacidade glicolítica: Alto
* Capacidade oxidativa:Alta
* Composição do MHC: MHC I, MHC IIa

Como determinar o tipo de fibra muscular

A melhor maneira de determinar o tipo de fibra muscular é realizar uma biópsia muscular. Uma biópsia muscular envolve coletar uma pequena amostra de tecido muscular do quadríceps ou do músculo deltóide e examiná-la ao microscópio. Este teste mostrará a porcentagem de fibras musculares brancas e vermelhas em seus músculos.

Você também pode ter uma ideia geral do seu tipo de fibra muscular fazendo alguns testes simples. Por exemplo, se você consegue fazer muitas repetições com um peso leve, provavelmente terá uma porcentagem maior de fibras musculares de contração lenta. Se você consegue levantar um peso pesado por algumas repetições, provavelmente terá uma porcentagem maior de fibras musculares de contração rápida.

Implicações para o treinamento

Seu tipo de fibra muscular pode afetar o modo como você treina. Se você tiver uma porcentagem maior de fibras musculares de contração lenta, se beneficiará de treinamentos baseados em resistência, como corrida, ciclismo e natação. Se você tiver uma porcentagem maior de fibras musculares de contração rápida, se beneficiará do treinamento baseado em força, como levantamento de peso e corrida.

Compreender o seu tipo de fibra muscular pode ajudá-lo a adaptar seu programa de treinamento para maximizar seus resultados.