casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
O que é composto muscular?
O que é composto muscular? Composto muscular é a combinação de diferentes fibras musculares dentro de um único músculo. Cada fibra muscular tem suas próprias características únicas, como tamanho, forma e função. A composição das fibras musculares de um músculo determina suas propriedades gerais. Por exemplo, músculos com alta porcentagem de fibras de contração rápida são mais poderosos e mais rápidos do que aqueles com alta porcentagem de fibras de contração lenta.
As fibras musculares podem ser classificadas em dois tipos principais:
1.
Fibras de contração rápida: Essas fibras também são conhecidas como fibras do tipo II. São grandes e possuem alta capacidade glicolítica, o que significa que podem produzir energia rapidamente sem o uso de oxigênio. As fibras de contração rápida são responsáveis por movimentos poderosos e de curta duração.
2.
Fibras de contração lenta: Essas fibras também são conhecidas como fibras do tipo I. Elas são menores e têm menor capacidade glicolítica do que as fibras de contração rápida. No entanto, as fibras de contração lenta podem produzir energia por longos períodos de tempo e são resistentes à fadiga. Eles são responsáveis por atividades de resistência, como caminhada e corrida.
Além desses dois tipos principais de fibras musculares, existe também um terceiro tipo denominado
fibras intermediárias . As fibras intermediárias têm características tanto de fibras de contração rápida quanto de fibras de contração lenta.
A composição das fibras musculares de um músculo pode variar dependendo de vários fatores, incluindo:
*
Genética: Algumas pessoas nascem com uma porcentagem maior de um tipo de fibra muscular do que de outro.
*
Treinamento: O tipo de treinamento que você faz pode alterar a composição das fibras musculares dos músculos. Por exemplo, o treinamento de força pode aumentar a porcentagem de fibras de contração rápida, enquanto o treinamento de resistência pode aumentar a porcentagem de fibras de contração lenta.
*
Idade: À medida que envelhecemos, a percentagem de fibras de contração rápida nos músculos diminui, enquanto a percentagem de fibras de contração lenta aumenta.
*
Nível de atividade física: Pessoas mais ativas tendem a ter uma porcentagem maior de fibras de contração rápida do que aquelas menos ativas.
A composição das fibras musculares dos músculos pode afetar o desempenho em diferentes tipos de atividades. Por exemplo, as pessoas que têm uma elevada percentagem de fibras de contração rápida são mais adequadas para atividades de força, como corrida e levantamento de peso, enquanto as pessoas com uma elevada percentagem de fibras de contração lenta são mais adequadas para atividades de resistência, como caminhar e correr. correndo.
A composição das fibras musculares também pode afetar a suscetibilidade a lesões musculares. Por exemplo, as pessoas que têm uma elevada percentagem de fibras de contração rápida são mais propensas a sofrer distensões e rupturas musculares, enquanto as pessoas com uma elevada percentagem de fibras de contração lenta são menos propensas a sofrer estes tipos de lesões.
Se você estiver interessado em alterar a composição das fibras musculares dos músculos, poderá fazê-lo alterando seu programa de treinamento e estilo de vida. Converse com seu médico ou personal trainer qualificado antes de fazer qualquer alteração em sua rotina, especialmente se você tiver algum problema de saúde subjacente.