casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

O que acontece quando um músculo exerce força sobre o osso?

Quando um músculo puxa um osso, cria tensão no osso. Essa tensão pode fazer com que o osso dobre ou quebre, dependendo da quantidade de força aplicada. Na maioria dos casos, o osso dobra ligeiramente e depois retorna à sua forma original quando o músculo relaxa. Contudo, se a força for muito grande, o osso pode quebrar.

Os ossos são constituídos por uma camada externa dura chamada córtex e uma camada interna mais macia chamada medula. O córtex é composto de tecido ósseo denso, forte e resistente à flexão. A medula é composta por uma rede de trabéculas, que são finas barras de osso que sustentam o córtex.

Quando um músculo puxa um osso, a tensão concentra-se no córtex. O córtex é capaz de suportar essa tensão porque é muito denso. No entanto, se a força for muito grande, o córtex pode quebrar. Isso pode fazer com que o osso se quebre completamente ou pode simplesmente criar uma rachadura no osso.

Se um osso quebrar, geralmente ele cicatrizará sozinho. No entanto, o processo de cicatrização pode levar várias semanas ou até meses. Durante esse período, é importante proteger o osso de novas lesões. Isso pode ser feito usando gesso ou cinta.