casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

O que é um tecido muscular voluntário?

O tecido muscular voluntário, também conhecido como tecido muscular esquelético, é um tipo de tecido muscular encontrado nos músculos esqueléticos do corpo. Os músculos esqueléticos são aqueles que estão ligados aos ossos e são responsáveis ​​pelo movimento. O tecido muscular voluntário é estriado, o que significa que possui um padrão repetitivo de faixas claras e escuras, e está sob controle voluntário, o que significa que pode ser controlado conscientemente.

O tecido muscular voluntário é composto por fibras musculares longas e cilíndricas que são multinucleadas, o que significa que possuem múltiplos núcleos. As fibras estão dispostas em feixes circundados por uma bainha de tecido conjuntivo chamada perimísio. Os feixes são então agrupados em unidades maiores chamadas fascículos, que são circundados por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epimísio. Todo o músculo é então coberto por uma bainha de tecido conjuntivo chamada fáscia.

A unidade básica de contração no tecido muscular voluntário é o sarcômero, que é a unidade de repetição do padrão estriado. Os sarcômeros são compostos de filamentos de actina e miosina, que são as proteínas que interagem para produzir a contração muscular. Quando uma fibra muscular é estimulada por um impulso nervoso, os filamentos de actina e miosina deslizam um sobre o outro, fazendo com que a fibra muscular encurte e o músculo se contraia.

O tecido muscular voluntário é responsável por uma ampla gama de movimentos, incluindo locomoção, postura e manipulação de objetos. Também está envolvido na manutenção da temperatura corporal, pois produz calor ao se contrair.

Aqui estão alguns detalhes adicionais sobre o tecido muscular voluntário:

* É o tipo de tecido muscular mais abundante no corpo.
*É responsável por cerca de 40% do peso corporal.
* Pode contrair-se de forma rápida e poderosa.
* É relativamente resistente à fadiga.
* Está sob controle voluntário.