casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

Quando um músculo esquelético se contrai, quais bandas mudam de tamanho e por quê?

Durante a contração do músculo esquelético, as bandas A (anisotrópica) e as bandas I (isotrópicas) mudam de tamanho.

1. Bandas A: As bandas A encurtam durante a contração. Esse encurtamento se deve ao deslizamento dos finos filamentos de actina nos espaços entre os grossos filamentos de miosina. À medida que os filamentos de actina deslizam, eles se sobrepõem mais aos filamentos de miosina, aumentando o número de potenciais pontes cruzadas e, portanto, a força de contração.

2. Bandas I: As bandas I também encurtam durante a contração. Esse encurtamento é causado pela atração dos discos Z um em direção ao outro à medida que os filamentos de actina deslizam. O encurtamento das bandas I permite que os sarcômeros (as unidades repetitivas do músculo esquelético) encurtem, o que resulta em contração muscular.

Em contraste com as bandas A e bandas I, as zonas H (de Hensen), linhas M (médias) e Z (discos Z) não mudam de tamanho durante a contração muscular. As zonas H representam as regiões do sarcômero onde não há sobreposição entre os filamentos de actina e miosina, enquanto as linhas M marcam o centro das bandas A. Os discos Z servem como âncoras para os finos filamentos de actina e mantêm a integridade estrutural do sarcômero.