casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

O que significa quando os músculos do pulso estão tensos?

1. Lesão por Esforços Repetitivos (LER)
A lesão por esforço repetitivo (LER) ocorre quando os tendões, músculos ou nervos dos pulsos ficam inflamados devido a movimentos repetitivos. Isso pode acontecer com qualquer atividade que envolva movimentos repetidos do braço e do pulso, como digitar, escrever, clicar com o mouse ou usar ferramentas. Os fatores de risco para LER incluem força excessiva, posturas inadequadas e altas taxas de repetição.

2. Síndrome do túnel do carpo (STC)
A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma compressão do nervo mediano ao passar pelo túnel do carpo no punho. O túnel do carpo é uma passagem estreita formada pelos ossos do punho e pelo ligamento transverso do carpo. Além do nervo mediano, os tendões que controlam os movimentos dos dedos também passam pelo túnel do carpo. A STC pode causar dormência, formigamento e dor no pulso e nos dedos. Os fatores de risco para STC incluem obesidade, diabetes, condições inflamatórias e gravidez.

3. Artrite
A artrite é uma inflamação das articulações, incluindo as articulações do punho. Os dois principais tipos de artrite que afetam os pulsos são a osteoartrite e a artrite reumatóide. A osteoartrite é uma doença articular degenerativa que ocorre quando a cartilagem protetora que amortece as extremidades dos ossos se desgasta. A artrite reumatóide é uma doença autoimune que causa inflamação das articulações e dos tecidos circundantes.

4. Tendinite
A tendinite é uma inflamação dos tendões, que são cordões grossos e fibrosos que conectam os músculos aos ossos. Nos punhos, a tendinite pode afetar vários tendões, incluindo os tendões extensores na parte posterior do punho e os tendões flexores na palma da mão.

5. Entorses e distensões no pulso
Uma entorse do punho ocorre quando os ligamentos que conectam os ossos do pulso estão sobrecarregados ou rompidos. Os ligamentos são faixas elásticas e resistentes de tecido que proporcionam estabilidade às articulações. Uma distensão no punho é um estiramento excessivo ou ruptura dos músculos ou tendões do pulso. Tanto entorses quanto distensões podem ocorrer devido a uma lesão repentina, como uma queda, ou por uso excessivo.

6. Fraturas de pulso
Em alguns casos, a tensão nos músculos do punho pode ser um sintoma de uma fratura no punho, que é um osso quebrado no punho. As fraturas podem ser causadas por eventos traumáticos, como quedas ou lesões esportivas.

Se você sentir rigidez nos músculos do pulso junto com quaisquer outros sintomas como dor, inchaço, dormência ou formigamento, é importante consultar um profissional de saúde para receber um diagnóstico preciso e discutir as opções de tratamento disponíveis.