casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

Quais são os efeitos do exercício no sistema circulatório?

O exercício regular tem numerosos efeitos positivos no sistema circulatório. Aqui estão alguns efeitos principais:

Função cardíaca melhorada:
O exercício fortalece o músculo cardíaco, permitindo-lhe bombear o sangue com mais eficiência a cada contração. Isso resulta em aumento do débito cardíaco, o que significa que mais sangue é bombeado por minuto para atender às demandas do corpo.

Frequência cardíaca em repouso reduzida:
O exercício regular pode levar a uma frequência cardíaca em repouso mais baixa. Uma frequência cardíaca em repouso mais baixa indica maior eficiência cardíaca e melhor aptidão cardiovascular.

Aumento do fluxo sanguíneo:
Durante o exercício, o fluxo sanguíneo aumenta para os músculos, órgãos e tecidos em atividade para atender ao aumento da demanda por oxigênio e nutrientes. O aumento do fluxo sanguíneo também promove a remoção de resíduos, como o dióxido de carbono.

Função melhorada dos vasos sanguíneos:
O exercício ajuda a melhorar a flexibilidade e a função dos vasos sanguíneos, incluindo artérias e veias. A atividade física regular pode reduzir a rigidez arterial, melhorar a função endotelial (o revestimento dos vasos sanguíneos) e diminuir a resistência vascular periférica, permitindo que o sangue flua mais facilmente.

Pressão arterial reduzida:
O exercício aeróbico regular pode ajudar a reduzir a pressão arterial em indivíduos com pressão alta (hipertensão). Consegue isso reduzindo a resistência nos vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo.

Perfil de colesterol aprimorado:
O exercício pode melhorar os níveis de colesterol, aumentando o colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol "bom" que ajuda a remover o excesso de colesterol das artérias, enquanto diminui o colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol "ruim" que pode contribuir para acúmulo de placas nas artérias.

Fornecimento de oxigênio aprimorado:
O exercício aumenta a capacidade do corpo de fornecer oxigênio aos músculos e tecidos. Este melhor fornecimento de oxigênio aumenta a resistência do corpo e o desempenho geral durante atividades físicas.

Risco reduzido de doenças cardiovasculares:
O exercício regular está associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca. Ajuda a manter o coração e o sistema circulatório saudáveis, reduzindo a pressão arterial, melhorando os níveis de colesterol e aumentando a aptidão cardiovascular geral.