casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tensão muscular

Um tendão da omoplata parcialmente rompido pode curar-se sozinho?

É possível que um tendão da omoplata parcialmente rompido se cure sozinho, dependendo da gravidade da ruptura e da saúde e bem-estar geral do indivíduo. Rupturas menores podem cicatrizar sozinhas com repouso, gelo, compressão e elevação (ARROZ) e fisioterapia. Rupturas mais graves podem exigir cirurgia para reparar o tendão.

O processo de cicatrização de um tendão da omoplata parcialmente rompido normalmente envolve os seguintes estágios:

- Inflamação: Imediatamente após a lesão, a resposta inflamatória do corpo entra em ação. Isso causa inchaço, dor e vermelhidão na área afetada.
- Reparar: Durante a fase de reparação, o corpo começa a produzir novas fibras de colágeno para reparar o tendão danificado. Esse processo pode levar de várias semanas a meses.
- Remodelação: Na fase de remodelação, as fibras colágenas recém-formadas são organizadas e fortalecidas para restaurar toda a força e função do tendão. Esse processo pode levar de vários meses a um ano.

Durante o processo de cicatrização, é importante seguir as instruções fornecidas pelo seu médico ou fisioterapeuta para garantir uma cura adequada e prevenir novas lesões. Isso pode incluir exercícios de repouso, gelo, compressão, elevação e fisioterapia.