casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | tensão muscular
O que Becker Muscular
Distrofia muscular de Becker (DMO) é uma doença genética que causa fraqueza e perda muscular progressiva. É causada por mutações no gene da distrofina, que fornece instruções para a produção de uma proteína chamada distrofina. A distrofina é essencial para manter a integridade estrutural das fibras musculares. Sem distrofina, as fibras musculares são danificadas e eventualmente morrem, levando à fraqueza e desgaste muscular.
A DMO é um distúrbio recessivo ligado ao X, o que significa que é mais comum em homens do que em mulheres. Os homens têm um cromossomo X e um cromossomo Y, enquanto as mulheres têm dois cromossomos X. Para que um homem tenha DMO, ele deve herdar um gene mutante da distrofina de sua mãe. As mulheres podem ser portadoras do gene da DMO, mas geralmente não são afetadas pelo distúrbio.
A DMO geralmente começa na infância, com sintomas aparecendo entre as idades de 5 e 15 anos. Os primeiros sintomas geralmente são fraqueza muscular e atrofia nas pernas. A fraqueza progride gradualmente para os músculos dos braços, tronco e pescoço. À medida que os músculos enfraquecem, as pessoas com DMO podem ter dificuldade para andar, subir escadas e levantar objetos. Eles também podem sentir fadiga e dores musculares.
Não há cura para a DMO, mas existem tratamentos que podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida. Os tratamentos incluem fisioterapia, terapia ocupacional, órteses e medicamentos.
O prognóstico para pessoas com DMO varia. Algumas pessoas podem ter uma forma relativamente leve do distúrbio e viver uma vida relativamente normal. Outros podem apresentar sintomas mais graves e necessitar de cadeira de rodas ou outros dispositivos de assistência. A expectativa média de vida das pessoas com DMO é de cerca de 40 anos.