casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla causa lesões na medula espinhal?

A esclerose múltipla (EM) pode de fato causar lesões na medula espinhal. Essas lesões são conhecidas como placas ou lesões da medula espinhal e são uma característica da doença. São áreas de dano ou inflamação que ocorrem na medula espinhal, afetando as fibras nervosas e interrompendo a transmissão de sinais entre o cérebro e o resto do corpo.

As lesões da medula espinhal na EM podem variar em tamanho, localização e gravidade. Podem ser focais, afetando uma área específica da medula espinhal, ou podem ser mais difusos, espalhando-se por uma região maior. A localização das lesões determina os sintomas que uma pessoa experimenta, pois diferentes áreas da medula espinhal controlam diferentes funções do corpo.

Alguns sintomas comuns associados a lesões da medula espinhal na EM incluem:

- Fraqueza muscular ou paralisia nos membros
- Sensações de dormência ou formigamento
- Dificuldade de coordenação e equilíbrio
- Problemas com a função da bexiga e do intestino
- Fadiga
- Dor
- Disfunção sexual

A presença de lesões na medula espinhal é frequentemente confirmada por meio de exames de ressonância magnética (MRI), que podem detectar e visualizar essas anormalidades. O tratamento da EM visa controlar os sintomas, retardar a progressão da doença e prevenir maiores danos à medula espinhal e outras áreas afetadas do sistema nervoso.