casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla

Se uma ressonância magnética mostrar cinco manchas brancas no cérebro, isso significa necessariamente esclerose múltipla?

Não necessariamente. Manchas de placas brancas no cérebro, também conhecidas como lesões da substância branca ou hiperintensidades da substância branca, podem ser vistas em exames de ressonância magnética em uma variedade de condições, incluindo esclerose múltipla (EM), mas não são específicas da EM. Muitas outras condições podem causar manchas brancas, incluindo:
- Alterações relacionadas com a idade:As lesões da substância branca são comuns em idosos e a sua prevalência aumenta com a idade. Acredita-se que sejam causadas por uma combinação de fatores, incluindo redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, inflamação e danos à bainha de mielina que isola as fibras nervosas.
- Fatores genéticos:Algumas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver lesões na substância branca do que outras devido aos seus genes.
- Certas condições médicas:As lesões da substância branca podem ser causadas por várias condições médicas, incluindo pressão arterial elevada, diabetes, colesterol elevado, obesidade, tabagismo, apneia do sono e doenças autoimunes.
- Lesão cerebral traumática:Lesões na substância branca podem ocorrer após uma lesão cerebral traumática.
- Infecções:Certas infecções, como a encefalite viral, podem causar lesões na substância branca.

Portanto, se uma ressonância magnética mostrar cinco manchas brancas no cérebro, é essencial passar por uma avaliação mais aprofundada e consultar um profissional de saúde para um diagnóstico e tratamento precisos. O profissional de saúde considerará o histórico médico, os sintomas e outros fatores relevantes do indivíduo para determinar a causa subjacente das lesões da substância branca e recomendar tratamento ou estratégias de manejo adequadas.