casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla
O que é esclerose irregular?
Esclerose irregular é um achado anormal na ressonância magnética cerebral e denota regiões de sinal aumentado em imagens ponderadas em T2 que caracteristicamente não são girais em termos de sua distribuição.
A esclerose irregular é uma característica da esclerose múltipla (EM), na qual também é conhecida como
placas de esclerose múltipla . Acredita-se que represente áreas focais de desmielinização, o processo que danifica a bainha de mielina que isola as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal.
A esclerose irregular também pode ser observada em outras condições, como:
*
Encefalomielite disseminada aguda (ADEM) , uma condição inflamatória do cérebro e da medula espinhal que pode ocorrer após uma infecção viral.
*
Neuromielite óptica (NMO) , uma doença autoimune rara que afeta os nervos ópticos e a medula espinhal.
*
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) , uma doença autoimune crônica que pode afetar muitos órgãos do corpo, incluindo o cérebro.
*
Leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) , uma infecção cerebral rara que pode ocorrer em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
A presença de esclerose irregular na ressonância magnética do cérebro nem sempre é indicativa de uma doença específica, e mais testes podem ser necessários para determinar a causa subjacente.