casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla

Quão mais perigosa seria a gripe suína para alguém que tem esclerose múltipla?

Pessoas com esclerose múltipla (EM) podem correr maior risco de desenvolver doenças graves devido à gripe, incluindo a gripe suína. Isso ocorre porque a EM pode afetar o sistema imunológico, tornando as pessoas mais suscetíveis a infecções. Além disso, as pessoas com EM podem ter dificuldade em eliminar o muco dos pulmões, o que pode aumentar o risco de pneumonia e outras complicações respiratórias.

Alguns estudos descobriram que as pessoas com EM têm maior probabilidade de serem hospitalizadas e morrerem de gripe do que as pessoas sem EM. Por exemplo, um estudo descobriu que as pessoas com EM tinham 2,5 vezes mais probabilidade de serem hospitalizadas com gripe do que as pessoas sem EM. Outro estudo descobriu que pessoas com esclerose múltipla tinham 10 vezes mais probabilidade de morrer de gripe do que pessoas sem esclerose múltipla.

Contudo, é importante notar que estes estudos foram realizados antes do advento da pandemia de gripe suína H1N1. A gripe suína H1N1 é uma nova cepa de gripe que demonstrou ser mais grave que a gripe sazonal. Portanto, é possível que as pessoas com EM corram ainda mais risco de contrair doenças graves devido à gripe suína H1N1.

Se você tem EM, é importante tomar precauções para se proteger da gripe, incluindo:

* Ser vacinado contra a gripe todos os anos
* Lavar as mãos com frequência
* Evitar contato com pessoas doentes
* Ficar em casa, não ir ao trabalho ou à escola se estiver doente

Se você desenvolver gripe, é importante consultar seu médico imediatamente. O tratamento precoce pode ajudar a reduzir o risco de complicações graves.