casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla
Qual é a causa da esclerodermia?
A causa exata da esclerodermia é desconhecida. No entanto, pensa-se que seja uma doença auto-imune, na qual o sistema imunitário do corpo ataca erroneamente os seus próprios tecidos. Alguns fatores que se acredita contribuirem para a esclerodermia incluem:
*
Fatores genéticos: Algumas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver esclerodermia se tiverem histórico familiar da doença.
*
Fatores ambientais: A exposição a certos produtos químicos, como pó de sílica e amianto, tem sido associada a um risco aumentado de esclerodermia.
*
Fatores hormonais: As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver esclerodermia do que os homens. Isto sugere que os hormônios podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença.
*
Outros fatores: Certas condições médicas, como lúpus e artrite reumatóide, estão associadas a um risco aumentado de esclerodermia.
É importante notar que estes são apenas alguns dos factores que se pensa contribuírem para a esclerodermia. A causa exata da doença ainda é desconhecida.