casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla

Como obter ajuda para esclerose múltipla

1. Consulte seu médico. Se você acha que pode ter esclerose múltipla (EM), é importante consultar seu médico imediatamente. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar a sua qualidade de vida.

2. Obtenha um encaminhamento para um neurologista. Um neurologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso, incluindo EM. O seu médico pode encaminhá-lo para um neurologista que pode confirmar o diagnóstico de EM e desenvolver um plano de tratamento.

3. Saiba mais sobre a EM. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a aprender sobre a EM, incluindo a National Multiple Sclerosis Society, a Multiple Sclerosis Association of America e a American Academy of Neurology. Essas organizações podem fornecer informações sobre a doença, seus sintomas e opções de tratamento.

4. Participe de um grupo de apoio. Os grupos de apoio podem fornecer um local para você se conectar com outras pessoas que têm EM. Esses grupos podem oferecer apoio emocional, conselhos práticos e senso de comunidade.

5. Faça exercícios regularmente. O exercício pode ajudar a melhorar sua força, equilíbrio e coordenação. Também pode ajudar a reduzir a fadiga e melhorar o seu humor.

6. Faça uma dieta saudável. Comer uma dieta saudável pode ajudá-lo a manter um peso saudável e reduzir o risco de desenvolver outras doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

7. Durma o suficiente. Quando você está cansado, os sintomas da esclerose múltipla podem piorar. Procure dormir de 7 a 8 horas todas as noites.

8. Gerencie o estresse. O estresse pode piorar os sintomas da EM. Encontre maneiras saudáveis ​​de controlar o estresse, como exercícios, ioga ou meditação.

9. Não desista. A EM é uma doença que dura a vida toda, mas é possível viver uma vida plena e ativa com a EM. Não perca a esperança. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a controlar sua doença e viver bem com a EM.