uma característica clássica de sintomas de esclerose múltipla é a sua imprevisibilidade . As pessoas com EM têm dias bons e dias ruins . Conforme a doença avança , os sintomas têm uma tendência de ir e vir e algumas duram mais do que outros.
Sintomas comuns
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame , a maioria dos pacientes com esclerose múltipla têm fraqueza muscular nos braços e pernas e dificuldade experiência com equilíbrio e coordenação. Em casos avançados , estes sintomas podem ser graves o suficiente para causar dificuldade em andar ou ficar de pé e pode até causar paralisia parcial ou completa . A maioria dos pacientes com esclerose múltipla também têm graus variados de "alfinetes e agulhas " sensações , dormência, formigamento ou dor. Outros sintomas comuns , conforme listado pela National Multiple Sclerosis Society , incluem fadiga, bexiga e disfunção intestinal , tonturas e problemas de visão e disfunção sexual. A depressão também é um sintoma comum de esclerose múltipla avançada.
Sintomas menos comuns
sintomas de MS que ocorrem com muito menos freqüência incluem perda auditiva, comprometimento da fala , tremores e convulsões. Os pacientes também podem experimentar problemas de deglutição , dores de cabeça , problemas respiratórios e prurido.
Primário ou sintomas secundários
principais sintomas da MS são o resultado direto de danos causados pelo doença . No entanto , os sintomas secundários frequentemente aparecem como um resultado dos sintomas primários . Por exemplo , as infecções do tracto urinário frequentes pode ser causada por uma disfunção da bexiga e úlceras de pressão podem resultar da imobilidade . Inatividade pode levar a vários sintomas, incluindo perda do tônus muscular , fraqueza, má postura e diminuição da densidade óssea , o que aumenta o risco de fratura.
Considerações
Embora não haja nenhuma cura para a esclerose múltipla , e os tratamentos estão disponíveis estratégias que podem modificar o curso da doença e a controlar os sintomas . Vários medicamentos podem reduzir a actividade e a progressão da doença em muitos pacientes . A maioria dos sintomas podem ser tratados com uma combinação de medicamentos, serviços de reabilitação , técnicas de auto -cuidado e da utilização de dispositivos de assistência.