Os primeiros sintomas de esclerose múltipla geralmente se tornam perceptíveis em indivíduos com idades entre 20 e 40. Os sintomas podem agravar-se , em seguida, desaparecer , apenas para reaparecer novamente , possivelmente semanas ou meses mais tarde, durante este período de tempo . Quando os sintomas que se repetem , que eles tendem a ser mais pronunciados . As mulheres correm um maior risco de desenvolver a doença do que os homens .
Sintomas sensoriais iniciais
Alguns dos sintomas mais comuns de início precoce da esclerose múltipla envolve problemas com o corpo de sensorial sistema . A pessoa pode sentir dormência inexplicável e um formigamento ou sensação de formigamento em ambos os braços ou pernas. Estas sensações são sensíveis ao calor : . Tornam-se muito pior depois que o indivíduo é exposto ao calor , tais como temperaturas quentes de tempo ou de um banho ou duche quente
sintomas motores adiantados
O sistema motor é afetado , mesmo nos estágios iniciais de esclerose múltipla. Dificuldade em executar tarefas motoras com as mãos e fraqueza súbita nos braços , pernas ou ambos, pode causar um indivíduo com a condição de se tornar descoordenada , a ter problemas para caminhar, e têm dificuldade em agarrar os objetos em suas mãos. Os músculos , especialmente aqueles nos membros, pode espasmo dolorosamente e tornar-se difícil de controlar.
Os primeiros sintomas de visão
O início súbito de visão embaçada ou dupla é outra cedo sintomas da condição . Os problemas de visão é causada por neurite óptica , uma inflamação do nervo óptico . No caso da esclerose múltipla , o nervo óptico fica inflamada como porções da bainha de mielina são destruídos . Como as ondas nervosas , ele causa problemas visuais . Mais da metade dos pacientes com esclerose múltipla experimentar neurite óptica como um sintoma precoce da doença.
Sintomas neurológicos iniciais
Como os neurônios no cérebro perdem sua cobertura de mielina e sua capacidade comunicar-se eficazmente com os outros, característicos problemas neurológicos podem ocorrer. A pessoa pode começar a ter dificuldade de pensar com clareza e ter a sensação de que eles não são tão capazes de pensar tão rapidamente quanto eram uma vez. Seus poderes de concentração e de memória também podem diminuir.