De acordo com a National Multiple Sclerosis Society , depressão clínica grave é mais comum entre pacientes com esclerose múltipla do que em pacientes com outras condições incapacitantes.
Disfunção Sexual
a esclerose múltipla pode danificar as vias nervosas que regem a excitação sexual ea capacidade de atingir o orgasmo , aumentando o risco de disfunção sexual.
disfunção emocional
o estresse de viver com uma doença crônica combinada com os efeitos neurológicos da doença muitas vezes causam irritabilidade, depressão severa, alterações de humor eo efeito pseudobulbar ( períodos de choro incontrolável ou rindo ) .
Cognitiva disfunção
Segundo a Fundação esclerose Múltipla, quase metade de todos os pacientes com esclerose múltipla são afetados pela disfunção cognitiva como problemas de memória, raciocínio anormal , processamento lento de informações e abrandou o discurso .
transtorno Bipolar
de acordo com a Multiple Sclerosis Society , no Reino Unido , o transtorno bipolar é um sintoma psicológico raro , mas tem sido relatada em alguns pacientes com esclerose múltipla .
psicose
Embora raro , alguns pacientes com esclerose múltipla tem desenvolvido psicose, uma condição caracterizada pela incapacidade de distinguir entre realidade e ocorrências imaginárias.