Tanto o estresse físico e emocional pode trazer em exacerbações em pessoas com EM . Porque o estresse afeta o sistema imunológico, estar sob um monte de estresse emocional pode levar a um agravamento dos seus sintomas , de acordo com a WebMD. Quando o sistema imunológico está enfraquecido pelo estresse prolongado , o seu corpo não consegue lidar com os sintomas da EM de forma tão eficaz .
Estresse físico também deprime o sistema imunológico e pode agravar os sintomas. Exemplos de estressores físicos incluem doenças , infecções e falta de sono. MS pacientes devem tomar a vacina contra a gripe para reduzir a chance de ficar doente e experimentar exacerbações.
Clima
extrema umidade, calor ou frio ou mudanças bruscas de temperatura pode causar exacerbações em pacientes com esclerose múltipla . O calor faz a bainha de mielina já danificada e nervos para enviar sinais ainda mais ineficiente do que o habitual , de acordo com a WebMD. Os doentes podem apresentar exacerbações em ambientes muito frios também. Felizmente, as exacerbações causadas por condições climáticas extremas não são permanentes.
Pacientes Alterações Hormonais
Feminino MS pode ter exacerbações bem diante de seus períodos mensais, quando os hormônios estão em fluxo, de acordo com a National Multiple Sclerosis Society . Os pesquisadores descobriram que os sintomas da EM , como problemas de fraqueza , fadiga e coordenação podem aumentar em gravidade nessa época do mês. Além disso, a diminuição dos níveis de estrogênio em mulheres na pós-menopausa pode agravar os sintomas .
Substance Use e Abuse
Um estudo de 2003 na " Neurology " e um artigo de jornal de 2005, que apareceu em "Brain" sugerem que as pessoas que fumam cigarros têm um maior risco de desenvolvimento de esclerose múltipla e que o tabagismo pode agravar os sintomas da EM . Da mesma forma, abusando de álcool pode causar exacerbações. Desde beber pesado afeta o sistema nervoso central , causando problemas de dormência, formigamento e coordenação , pacientes com esclerose múltipla que apresentam sintomas neurológicos como equilíbrio e dificuldade de coordenação pode experimentar exacerbações após o consumo de álcool.