casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Enxaqueca
A dilatação dos vasos sanguíneos causa enxaquecas?
Embora a causa exacta das enxaquecas não seja totalmente compreendida, acredita-se que as alterações na função dos vasos sanguíneos, incluindo a dilatação, podem desempenhar um papel no desencadeamento das crises de enxaqueca. Veja como se acredita que a dilatação dos vasos sanguíneos contribua para as enxaquecas:
1. Ativação do sistema trigeminovascular:As enxaquecas são frequentemente associadas à ativação do sistema trigeminovascular, uma rede de nervos e vasos sanguíneos que irrigam a cabeça e o rosto. Quando estimulado, esse sistema pode causar inflamação e liberação de certas substâncias químicas, como serotonina, histamina e óxido nítrico. Essas substâncias podem causar dilatação e constrição dos vasos sanguíneos, contribuindo para a enxaqueca.
2. Depressão Cortical Alastrante (CSD):A CSD é uma onda de alterações elétricas e metabólicas que se espalha pela superfície do cérebro e acredita-se que seja um mecanismo chave subjacente aos distúrbios visuais (auras) que muitas vezes precedem um ataque de enxaqueca. A DAC está associada à ativação dos neurônios trigêmeos e pode levar à dilatação dos vasos sanguíneos nas áreas cerebrais afetadas.
3. Aumento do fluxo sanguíneo:Durante uma crise de enxaqueca, há um aumento no fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro, como o núcleo caudal do trigêmeo (TNC) e o córtex cerebral. Acredita-se que esse aumento do fluxo sanguíneo seja resultado da dilatação dos vasos sanguíneos e pode contribuir para a dor da enxaqueca e outros sintomas.
4. Inflamação e Inflamação Neurogênica:As enxaquecas são frequentemente acompanhadas por inflamação das meninges, as camadas protetoras que cercam o cérebro e a medula espinhal. Esta inflamação pode causar a liberação de mediadores inflamatórios que levam à dilatação dos vasos sanguíneos e contribuem ainda mais para a dor da enxaqueca.
É importante notar que os mecanismos exatos que ligam a dilatação dos vasos sanguíneos às enxaquecas são complexos e não totalmente compreendidos. Além disso, outros fatores como genética, alterações hormonais e gatilhos ambientais também podem desempenhar um papel no desenvolvimento de enxaquecas. Portanto, uma compreensão abrangente das causas das enxaquecas requer mais investigação e uma abordagem holística à gestão e tratamento.