casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Enxaqueca
O carpete novo provoca enxaquecas?
Não há evidências conclusivas de que novos carpetes possam desencadear enxaquecas diretamente. No entanto, algumas pessoas apresentam sensibilidade a certos compostos químicos encontrados em tapetes e outros materiais. Esses compostos, conhecidos como compostos orgânicos voláteis (COV), podem contribuir para problemas de qualidade do ar interno e causar dores de cabeça e outros sintomas em indivíduos suscetíveis.
Os COVs mais comumente associados a carpetes e outros materiais de piso são o formaldeído e o benzeno. O formaldeído é usado como adesivo em algumas bases de carpetes e também pode ser emitido por outros materiais de construção, como aglomerado e compensado. O benzeno é um produto químico utilizado na fabricação de alguns tapetes sintéticos e outros produtos.
Embora os novos carpetes possam liberar inicialmente níveis mais elevados de COV, os níveis devem diminuir com o tempo. A ventilação adequada pode ajudar a reduzir a concentração de COV no ar interior. Além disso, certos tipos de tapetes, como os feitos de materiais naturais ou com baixas emissões de COV, podem ter menos probabilidade de provocar dores de cabeça e outros sintomas em indivíduos sensíveis.
Se você está preocupado com a possibilidade de novos carpetes desencadearem suas enxaquecas, existem algumas etapas que você pode seguir para minimizar o risco:
- Escolha um tapete feito de materiais naturais, como lã ou algodão.
- Procure tapetes com baixas emissões de VOC.
- Certifique-se de que sua casa tenha ventilação adequada para ajudar a remover vapores nocivos.
- Se sentir dores de cabeça ou outros sintomas após instalar um novo carpete, tente determinar a origem do problema e resolvê-lo adequadamente.