casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Enxaqueca

Medicação de ação rápida para enxaqueca:o que saber

O que é um medicamento de ação rápida para enxaqueca?

Medicamentos de ação rápida para enxaqueca, também conhecidos como terapia abortiva ou terapia de resgate, são um tipo de medicamento usado para tratar enxaquecas que já estão em andamento. Esses medicamentos atuam aliviando rapidamente a dor, as náuseas e outros sintomas de uma crise de enxaqueca.

Como funciona a medicação de ação rápida para enxaqueca?

Os medicamentos para enxaqueca de ação rápida funcionam bloqueando ou reduzindo a atividade de certas substâncias químicas no cérebro que estão envolvidas no desenvolvimento e progressão das crises de enxaqueca. Esses produtos químicos incluem serotonina, dopamina e peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP).

Quais são os tipos de medicamentos de ação rápida para enxaqueca?

Existem vários tipos diferentes de medicamentos para enxaqueca de ação rápida, incluindo:

* Triptanos são o tipo mais comumente usado de medicamento para enxaqueca de ação rápida. Eles atuam contraindo os vasos sanguíneos do cérebro e bloqueando a liberação de certas substâncias químicas que podem causar enxaquecas. Os triptanos incluem medicamentos como sumatriptano (Imitrex), zolmitriptano (Zomig) e rizatriptano (Maxalt).
* Alcalóides do ergot são outro tipo de medicamento para enxaqueca de ação rápida que atua contraindo os vasos sanguíneos e reduzindo a liberação de produtos químicos que podem causar enxaquecas. Os alcalóides do ergot incluem medicamentos como ergotamina (Ergomar) e diidroergotamina (DHE 45).
* Analgésicos opioides às vezes são usados ​​para tratar enxaquecas, embora não sejam tão eficazes quanto os triptanos ou alcalóides do ergot. Analgésicos opioides, como codeína e oxicodona, podem ser usados ​​em combinação com triptanos ou alcalóides do ergot para proporcionar alívio adicional da dor.
* Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) às vezes também são usados ​​​​para tratar enxaquecas. AINEs como o ibuprofeno (Advil) e o naproxeno (Aleve) podem ser úteis para enxaquecas leves a moderadas.

Quais são os efeitos colaterais dos medicamentos de ação rápida para enxaqueca?

Medicamentos para enxaqueca de ação rápida podem causar uma variedade de efeitos colaterais, incluindo:

* Náusea
* Vômito
* Tontura
* Tonitude
* Dor de cabeça
* Espirros
* Coriza
* Constipação
* Diarréia
* Cãibras musculares
* Fadiga
* Sonolência

Algumas pessoas também podem sentir efeitos colaterais mais graves com medicamentos para enxaqueca de ação rápida, como:

* Ataque cardíaco
* AVC
* Convulsões
* Insuficiência renal
* Insuficiência hepática

Como deve ser usada a medicação de ação rápida para enxaqueca?

Medicamentos de ação rápida para enxaqueca devem ser tomados ao primeiro sinal de crise de enxaqueca. A medicação deve ser tomada conforme orientação do médico e a dosagem não deve ser ultrapassada.

Quem não deve tomar medicamentos para enxaqueca de ação rápida?

Medicamentos de ação rápida para enxaqueca não devem ser tomados por pessoas que têm:

* Doença cardíaca
* AVC
* Insuficiência renal
* Insuficiência hepática
* Histórico de convulsões
* Uma história de abuso de drogas
* Mulheres grávidas ou amamentando

Que outras considerações existem para medicamentos de ação rápida para enxaqueca?

Medicamentos de ação rápida para enxaqueca devem ser usados ​​somente quando necessário. Se uma pessoa tiver mais de duas enxaquecas por semana, deve consultar um médico para discutir medicamentos preventivos.

Medicamentos para enxaqueca de ação rápida podem ser caros. Existem várias versões genéricas de medicamentos para enxaqueca de ação rápida disponíveis que podem ser mais baratas do que medicamentos de marca.

Se uma pessoa está pensando em tomar um medicamento de ação rápida para enxaqueca, deve conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios desse medicamento.