casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Enxaqueca

As enxaquecas estão ligadas a doenças cardíacas e derrames?

Enxaquecas e doenças cardíacas

Há evidências crescentes de que as enxaquecas podem estar associadas a um risco aumentado de doenças cardíacas. Vários estudos descobriram que as pessoas que sofrem de enxaquecas são mais propensas a ter certos fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta, colesterol alto e obesidade. Além disso, as enxaquecas têm sido associadas a um risco aumentado de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Os mecanismos exatos pelos quais as enxaquecas podem aumentar o risco de doenças cardíacas não são totalmente compreendidos. Uma possibilidade é que as enxaquecas possam causar inflamação, que é um conhecido fator de risco para doenças cardíacas. Outra possibilidade é que as enxaquecas possam afetar a função do sistema nervoso autônomo, que controla o coração e os vasos sanguíneos.

Enxaquecas e AVC

A ligação entre enxaquecas e acidente vascular cerebral é menos clara do que a ligação entre enxaquecas e doenças cardíacas. Alguns estudos descobriram que as pessoas que sofrem de enxaqueca têm maior probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral, enquanto outros estudos não encontraram tal associação.

As razões para as conclusões conflitantes não são totalmente compreendidas. Uma possibilidade é que o risco de acidente vascular cerebral associado às enxaquecas possa ser limitado a certos subgrupos de pessoas, como aquelas que também apresentam outros fatores de risco para acidente vascular cerebral, como hipertensão arterial ou tabagismo. Outra possibilidade é que o risco de acidente vascular cerebral associado às enxaquecas possa ser devido ao uso de certos medicamentos para enxaqueca, como a ergotamina.

Se você tiver enxaquecas, é importante conversar com seu médico sobre o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. O seu médico pode ajudá-lo a controlar os sintomas da enxaqueca e reduzir o risco dessas condições graves de saúde.

Aqui estão algumas dicas para reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames se você tiver enxaquecas:

* Controle sua pressão arterial, colesterol e peso.
* Faça exercícios regularmente.
* Faça uma dieta saudável.
* Pare de fumar.
* Limite a ingestão de álcool.
* Gerencie o estresse.
* Durma o suficiente.
* Evite gatilhos que possam causar enxaquecas.

Seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames e melhorar sua saúde geral.