casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios do Metabolismo
O minoxidil faz mal ao fígado?
Existem algumas evidências que sugerem que o minoxidil pode causar danos ao fígado. Este risco pode aumentar em pessoas que já tomam outros medicamentos que podem causar danos ao fígado, como álcool ou antiinflamatórios não esteróides (AINEs).
Em um estudo publicado na revista JAMA Dermatology, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomavam minoxidil para queda de cabelo tinham um risco significativamente maior de desenvolver danos ao fígado do que aquelas que não tomavam o medicamento. O estudo também descobriu que o risco de danos ao fígado aumentou com a dose de minoxidil e a duração do tratamento.
No entanto, é importante notar que este estudo foi apenas observacional. Isto significa que os investigadores não controlaram outros factores que poderiam ter contribuído para o aumento do risco de danos no fígado, tais como o consumo de álcool ou de AINEs.
No geral, as evidências sobre o potencial dano hepático causado pelo minoxidil são limitadas e inconclusivas. Mais pesquisas são necessárias para determinar se o minoxidil causa danos ao fígado e para identificar os fatores de risco para esse efeito colateral.
Se você está pensando em usar minoxidil para queda de cabelo, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios potenciais do medicamento. O seu médico também pode recomendar maneiras de minimizar o risco de danos ao fígado.