casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Metabolismo

A atomoxetina pode ajudar pessoas com Síndrome?

Existem algumas evidências que sugerem que a atomoxetina pode ser útil no tratamento dos sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em pessoas com síndrome de Down. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar a eficácia e segurança da atomoxetina nesta população.

A atomoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de norepinefrina (SNRI) aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para o tratamento de TDAH em crianças e adolescentes. Acredita-se que atue aumentando os níveis de norepinefrina no cérebro, que está envolvida na atenção e no foco.

Vários estudos descobriram que a atomoxetina pode melhorar os sintomas de TDAH em pessoas com síndrome de Down. Por exemplo, um estudo publicado na revista “Pediatrics” descobriu que a atomoxetina foi eficaz na redução da hiperatividade, impulsividade e desatenção em crianças e adolescentes com síndrome de Down. Outro estudo, publicado na revista “The Journal of Child Psychology and Psychiatry”, descobriu que a atomoxetina foi eficaz na melhoria da atenção e do comportamento em crianças com síndrome de Down que também tinham TDAH.

No entanto, é importante notar que estes estudos foram pequenos e são necessárias mais pesquisas para confirmar a eficácia e segurança da atomoxetina em pessoas com síndrome de Down. Além disso, a atomoxetina pode ter efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, tonturas e dores de cabeça. Portanto, é importante conversar com um médico antes de iniciar a atomoxetina para avaliar os riscos e benefícios.