casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios do Metabolismo
O que é a indução de enzimas microssomais hepáticas?
A indução de enzimas microssomais hepáticas é um processo pelo qual os níveis de certas enzimas no fígado aumentam. Essas enzimas são responsáveis pelo metabolismo de medicamentos e outras substâncias estranhas e podem ser induzidas por diversos fatores, incluindo certos medicamentos, produtos químicos e hormônios.
Quando um indutor está presente, ele se liga a uma proteína receptora na célula do fígado. Este evento de ligação desencadeia uma série de eventos celulares que levam ao aumento da produção da enzima. Os níveis aumentados de enzima podem então metabolizar o indutor mais rapidamente, o que pode levar a uma diminuição na sua eficácia.
A indução de enzimas microssomais hepáticas pode ter uma série de implicações clínicas. Por exemplo, pode levar a interações medicamentosas, nas quais um medicamento pode afetar o metabolismo de outro medicamento. Também pode levar ao aumento da depuração dos medicamentos, o que pode resultar em diminuição da eficácia. Em alguns casos, a indução de enzimas microssomais hepáticas também pode causar danos ao fígado.
Alguns dos medicamentos que podem induzir enzimas microssomais hepáticas incluem:
* Fenobarbital
* Rifampicina
* Carbamazepina
* Glicocorticóides
* Etanol
Alguns dos produtos químicos que podem induzir enzimas microssomais hepáticas incluem:
* Bifenilos policlorados (PCBs)
* Dioxinas
* Furanos
* Fumaça de cigarro
Alguns dos hormônios que podem induzir enzimas microssomais hepáticas incluem:
* Estrogênio
* Progesterona
* Testosterona
A indução de enzimas microssomais hepáticas é um processo complexo que pode ter uma série de implicações clínicas importantes. É importante que os médicos estejam cientes dos fatores que podem induzir estas enzimas, para que possam tomar as medidas adequadas para minimizar os riscos de interações medicamentosas e danos hepáticos.