casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Metabolismo

Por que a lactase em pessoas com intolerância à lactose não funciona?

A lactase em pessoas com intolerância à lactose não funciona devido à deficiência ou redução da atividade da enzima. A lactase é uma enzima produzida no intestino delgado e é responsável por decompor a lactose, o açúcar encontrado no leite e produtos lácteos, em glicose e galactose, que podem então ser absorvidas pelo organismo. Na intolerância à lactose, a produção de lactase é insuficiente ou a sua atividade é reduzida, levando à incapacidade de digerir a lactose de forma eficaz.

Quando alguém com intolerância à lactose consome laticínios que contêm lactose, a lactose não digerida permanece no sistema digestivo e pode causar vários sintomas, incluindo inchaço, dor abdominal, gases e diarreia. Isso ocorre porque as bactérias do cólon fermentam a lactose não digerida, produzindo gases e outros compostos que levam a esses sintomas.

A deficiência ou redução da atividade da lactase pode ser causada por vários fatores, incluindo genética, envelhecimento e certas condições médicas. Alguns indivíduos podem ter uma mutação genética que resulta na diminuição da produção de lactase, enquanto outros podem sofrer um declínio na atividade da lactase à medida que envelhecem. Além disso, certas condições médicas, como doenças inflamatórias intestinais, certos medicamentos e procedimentos cirúrgicos que envolvem o intestino delgado, também podem levar à deficiência de lactase.