casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Metabolismo

Como a difteria causou?

A difteria é causada pela bactéria *Corynebacterium diphtheria*, que se espalha através do contato com gotículas respiratórias ou superfícies contaminadas.

* A bactéria pode entrar no corpo pelo nariz, boca ou olhos.
* Uma vez dentro do corpo, a bactéria produz uma toxina que danifica as células do sistema respiratório, causando sintomas como dor de garganta, rouquidão, dificuldade em engolir e uma membrana espessa e cinzenta que se forma na parte posterior da garganta.
* A toxina também pode causar danos ao coração, rins e sistema nervoso.

A difteria é transmitida através do contato com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada, que podem ser transmitidas através da tosse, espirro ou fala. Também pode ser transmitido pelo contato com objetos contaminados, como brinquedos, maçanetas ou superfícies que tenham sido tocadas por uma pessoa infectada.

A difteria é uma infecção grave que pode ser fatal se não for tratada imediatamente. Os sintomas geralmente começam 2 a 5 dias após a exposição à bactéria. Se você acha que você ou alguém que você conhece pode ter difteria, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Existe uma vacina disponível para prevenir a difteria e é recomendado que todos sejam vacinados. A vacina geralmente é administrada como parte da vacina DTaP, que também protege contra o tétano e a coqueluche.